8.10.09

Habemus treinador

Como era esperado, a tão propalada reunião do Conselho Leonino redundou numa redobrada confiança no actual treinador da equipa sénior do Sporting.

Bem ou mal, Paulo Bento continua forever, e mais do que isso, José Eduardo Bettencourt pediu a todos os simpatizantes do clube para darem o seu apoio incondicional ao actual treinador.

Partindo-se do pressuposto que a reunião serviu para identificar as razões do actual estado do futebol do Sporting, hoje é já possível concluir uma de duas coisas – ou Paulo Bento não tem qualquer responsabilidade pelo futebol apresentado, ou JEB não vê noutro treinador melhores características ou capacidades para melhorar a situação.

Como simpatizante (e adepto, e sócio!) admito que as declarações do Presidente do meu clube me foram parcas.
Se Paulo Bento não tem responsabilidades pelo actual momento, JEB deveria assumi-lo sem rodeios, e logo de seguida explicar cabalmente porque razão (ou por culpa de quem!) é que o Sporting, em 3 jogos particulares e 12 oficiais não fez uma única exibição positiva, e não saiu vitorioso em 66% das vezes. Os sócios têm curiosidade em saber se é por causa do sistema, dos árbitros, de Vítor Pereira, do relvado, da imaturidade dos jogadores, da falta de qualidade do plantel, dos problemas financeiros que dificultaram contratações, do departamento médico, da ausência de Izmailov, da chuva e do frio, etc.

Se JEB considera Paulo Bento a melhor solução para o futebol do Sporting (como consideram os opinion makers de visibilidade televisiva!) deveria voltar a explicar porquê,
A justificação mais ouvida nas últimas semanas prende-se como a analogia simplória “sem ovos não se fazem omoletas!”.
Recordo que no Sporting jogam 4 actuais internacionais portugueses (Patrício, Veloso, Moutinho e Liedson), mais 5 jogadores que já foram internacionais (Abel, Tonel, Caneira, Postiga e Yannick) 5 internacionais de escalões jovens (Carriço, Marques, Adrien, Pereirinha e Saleiro)e mais 4 internacionais de outras selecções (Matias, Caicedo, Vukcevic e Stoijkovic).


“José Eduardo Bettencourt não se sentou e cruzou os braços à espera que a situação do Sporting mude. E, nesse sentido, o presidente, logo na terça-feira, quis saber tudo, ponto por ponto, área por área, e com a máxima profundidade, tanto em relação ao futebol de formação, como ao futebol profissional, da mesma forma que se informou acerca da área médica.”

In A Bola

Ao ver este tipo de conclusões na imprensa escrita fico apreensivo. Ou quem escreveu acha que só depois de 2ªfeira o Sporting precisou que a sua situação mudasse, ou quem escreveu quer dar a ideia de que até domingo JEB não estava preocupado com a situação. No primeiro caso o jornalista é mau e devia pensar em seguir jardinagem, no segundo caso é estúpido como uma porta, e acha que os outros dormem. E não sei o que me preocupa mais.


Sem comentários: