Sporting 0 - 1 N'Forest
O Sporting fez ontem o primeiro jogo particular da época, em Albufeira, frente ao Nottingham Forest do 2º escalão inglês, alinhando com:
Sporting - Tiago (Patrício 45’); Abel (Silva 45’), Carriço, Polga (Tonal 45’) e Caneira (Marques 45’); Veloso (Adrien 45’), Moutinho, Pereirinha (Vuk 45’) e Matias (Roca 45’); Liedson (Postiga 45’) e Djalo.
Por motivos pessoais, assisti apenas aos segundos 45 minutos. É sobre eles que se reportaram os parágrafos seguintes, embora pelas imagens que vi, as conclusões sejam semelhantes.

O que se viu no primeiro jogo particular não foi nem bom nem mau, foi tão somente previsível. Os jogadores são os mesmos, o treinador também, a táctica também, e naturalmente o futebol não mudou muito. Há 2 anos que este futebolzinho medíocre nos persegue.
Não sou, desde há muito, um particular fã do futebol do Sporting de Paulo Bento. Reconheço-lhe algumas qualidades e algumas competências, admito que o conjunto de jogadores possa não ser o melhor, mas a paciência tem necessariamente limites.
Será Caneira novamente a solução para a esquerda de defesa? Se sim, o problema mantém-se, a ala esquerda nunca renderá ofensivamente. Se não, porque raio não joga um lateral ofensivo, que defensa, mas que use o pé esquerdo e passe do meio-campo de quando em vez? Foi PB que recomendou Grimi, é PB que promove Marques, é PB que utiliza Caneira…
Será Djalo o parceiro de Liedson? Não acredito. Que o miúdo corre, não tenho dúvidas. Que está talhado para ser a estrela das pré-épocas, quando os outros correm ainda menos, talvez. Para ser um bom jogador de futebol não pode ser assim tão fraco na recepção e passe de bola. Chega a ser patético a forma como recepciona, tabela ou simplesmente passa a bola. E o mais óbvio é que evoluiu zero desde o ano de estreia.
Um reparo positivo para Carriço, que mostra capacidade para ser o líder do Sporting num futuro próximo, e para Veloso, esforçado, que em forma e com vontade de jogar poderá ser uma mais-valia muito importante na equipa.
Para terminar devo acrescentar que sei que para muitos este foi somente o 1º jogo de uma longa época. Não o vejo assim. Vejo-o como mais um jogo, na 4ª época deste treinador, com os mesmos jogadores do ano anterior. E frente a uma banal equipa inglesa de 2º escalão. Mais do que a derrota, mesmo imerecida, o futebol foi de uma pobreza lastimável.
Se é com este futebol que se pretende aproximar os sócios, aumentar o seu número, renovar e vender novas gamebox’s, muitas desilusões se seguirão. Oxalá o primeiro milho seja dos pardais.
1 comentário:
Que merda de jogo, voltamos ao mesmo.
Não gosto de ser fatalista, mas a jogarmos assim, não sei o que esperar. E nem falo de Paulo Bento, porque há tanta coisa que me faz confusão, que nem sei por onde começar.
DD
Enviar um comentário