5.8.09


Twente 1-1 SportingCP

O Sporting disputou ontem a 2ª mão da pré-eliminatória da Liga dos Campeões, em Enschede, frente ao Twente, 2º classificado do campeonato holandês da temporada passada, alinhando com:

Sporting - Patrício; Abel, Carriço, Polga e Marques (Vuk 63’); Veloso, Moutinho, Yannick e Matias (Pereirinha 45’); Liedson e Postiga (Caicedo 63’).

Golos: Wisgerhof (94’) na própria baliza

O Sporting começou o jogo da 2ªmão da pior maneira possível, consentindo um golo logo aos 2 min após a cobrança de um canto, superiormente finalizado por Douglas.
Depois de 15 minutos de domínio holandês, o Sporting equilibrou as operações e beneficiou, até ao final do jogo, da postura estranhamente retraída do adversário, conseguindo mesmo dominar a espaços, mesmo sem conseguir nunca oportunidades de real perigo.

Após o intervalo, e com Pereirinha no lugar de Matias, mas jogando tão mal como na 1ªparte, o Twente dominou e criou 2 boas oportunidades para matar o jogo, já jogando em contra-ataque, mas a entrada de Caicedo e Vukcevic, mesmo sem acrescentar necessariamente qualidade ao futebol apresentado, acabou por permitir maior luta nas bolas altas, e acima de tudo manter a esperança de marcar um golo que valesse o apuramento.
Oportunidades, essas escassearam. Liedson de cabeça, a concluir cruzamento de Caicedo teve a melhor ocasião, mas cabeceou por cima.

Entre um marasmo de ideias, e algum esforço e abnegação chegou um canto no último minuto. Patrício, surpreendentemente envolvido na partida fez algo de inédito na sua carreira, e subiu à área adversária. Foi o suficiente para abanar a estrutura holandesa, estorvar um adversário, e precipitar um corte defeituoso que deu auto-golo! Inacreditável.

Ao contrário de Paulo Bento, não penso que o Sporting tenha merecido empatar, ou tão pouco ganhar a eliminatória, mas a verdade é que a postura do Twente, receosa e defensiva desde meio da 1ªparte, não lembra a ninguém… e pelo menos a eliminação dos holandeses é mais do que justa.

Mal vai o futebol do Sporting, e mal continuará, depois deste fôlego caído do céu. É certo que uma vitória destas pode tranquilizar a defesa, entusiasmar o GR e até trazer à equipa a dinâmica que a mesma teve em 2007/08, mas é difícil acreditar… principalmente quando se assiste a 90 minutos de Yannick (um puro nonsense!) ou de Abel, à estreia evitável de Marques, às rotações infindáveis de Moutinho pelas várias posições do terreno (para quando Moutinho a GR?), e à forma física de Liedson, Vukcevik, Rochemback ou Pedro Silva. Se a isto juntarmos as lesões de Izmailov e Grimi, o que esperar do futuro próximo?

Um reparo ao discurso de Paulo Bento, que por vezes roça o ridículo, e cuja bitola desce vertiginosamente. Desta vez o momento foi muito positivo porque nas últimas 2 eliminatórias para a Champions o Sporting tinha perdido. Embora não acredite que tal possa acontecer, a avaliar pelo discurso, se esta época chegarmos aos quartos de final e perdermos 2 vezes por 4-0, Paulo Bento virá dizer que foi positivo porque da única vez que lá chagamos sofremos 12 golos…

O que acha Paulo Bento do futebol praticado? O que acha da forma física do plantel? Da capacidade de pressionar os adversários? Da qualidade de passe? Da concentração defensiva?

Na próxima eliminatória encontraremos um adversário mais complicado que este pobre Twente, e de todos os possíveis apenas vejo a possibilidade de se eliminar o Celtic – mesmo assim os escoceses já estão com um pé fora da Champions… nos restantes, pouca diferença faz, o problema reside do lado de cá.

Finalizo com uma questão simples, que gostaria de ver formulada por um jornalista ao treinador do Sporting – Como é possível que um jogador como Yannick jogue no Sporting, sem conseguir dominar uma bola, fazer um passe ou uma tabela direita, e não conseguindo encaixar um único cruzamento em todo o jogo? Quantas mais vezes terá PB de ver Yannick a jogar para concluir que este jogador não serve para jogar futebol profissional? Será que Yannick é diferente nos treinos? Será que lá recepciona e domina as bolas? Não há no Sporting nenhum juvenil melhor que esta peça?




3 comentários:

Anónimo disse...

Realmente o Yanick é mesmo muito fraco. Uma vergonha jogar no Sporting. Antes queria a Luciana que sempre distraia os defesas


DD

carlos disse...

É uma injustiça para com o Djaló o que dizem dele.... porque issi aplica-se a mais de metade do nosso plantel...

RDS disse...

Caro Carlos,

concordo que vários jogadores do plantel não têm qualidade, e outros, pelo menos, ainda não a provaram, mas não reconheço nenhum caso com a gravidade de Yannick - é inadmissível que o treinador não perceba isto! São 4 anos do mesmo, com o miudo a jogar cada vez pior, e a pensar que é uma estrela, pois faz birrinhas, chatea-se quando não joga, não festeja golos (embora tb não tenha muitas razões para evitar festejos)...


Mas quem raio é o Yannick para se achar superior ao Sporting?

Comigo, era dispensado no dia 1... :)