2.2.10

Adeus (definitivo) à Liga Sagres

Foi aqui mesmo bem perto de minha casa que o Sporting disse um adeus com todas as certezas à Liga.

Frente a um Braga personalizado, e bafejado por um golo fortuito (em mais um exemplo da complacência de Veloso a defender…) o Sporting acabou por não conseguir dar a volta ao texto, e acabou por sair derrotado de um jogo repartido, onde os últimos 15min justificaram bem mais do que a derrota sofrida.

Carvalhal e o sistema
Continuo convicto que o Special Two não tem plenos poderes dentro do Sporting e que continuam a jogar ‘os da panelinha’, num conjunto de opções no mínimo estranhas – Grimi é sofrível, mas o Sporting não procurou sequer uma alternativa no mercado, Veloso continua a defender mal, mexer-se pouco, e no entanto tem 90min reservados na equipa, Marat joga mesmo de rastos, e Saleiro caiu no goto do treinador. No processo inverso, Pereirinha não consegue nunca jogar a defesa direito, Matias é inacreditavelmente desperdiçado, e Yannick, desligado do mundo, já é a 1ª alternativa quando as coisas correm mal.
Continuamos com um conjunto de jogadores medíocre a jogarem 90 minutos. Pedro Mendes entrará de caras, João Pereira vale 3 Grimis e 5 Abéis, Pongolle não pode ser pior que Yannick, mas pelos vistos Matias não conseguirá nunca jogar várias vezes a titular, para adquirir boa forma e ajudar a equipa. A troco de quê?

A Taça
Segue-se o Porto e o jogo mais importante da época, pois trata-se do único troféu de algum interesse em que realisticamente temos algumas hipóteses (sem os reforços seremos ainda mais vulgares na Liga Europa, e a Taça da Liga serve para enganar criancinhas…). Carvalhal apostará em força frente a um adversário que para além de lesões e castigos, deixou de fora Hélton e Bruno. A bola está do nosso lado e estou curioso para ver jogar Ruben Micael, que não servia para o nosso miolo.

A Liga a decidir-se
O Braga ficou dizimado pelo caso Túnel SCB/slb. Vandinho e Mossoró foram postos de lado (Olberdam mostra que em Braga não se dorme e que alguém já sabia da decisão…) e a perseguição continuará. O andor está montado. É o País que temos e que merecemos. E JEB nada faz, nada diz.

Sem comentários: