1.12.09

Jogou-se no passado sábado um importante derby, que acabou com um nulo desolador, mas em que foi possível testemunhar a retoma do caminho do sucesso da nossa equipa, agora comandada por Carlos Carvalhal – o Special Two.

Não era fácil a tarefa do Sporting, goleado durante toda a semana por uma imprensa capaz de devorar por um resultado histórico, e pelos adeptos do adversário, capazes de apostar a própria mãe na vitória do seu clube. Afinal de contas, até Paulo Bento garantiu, uma semana antes que o plantel do Sporting era limitadíssimo, e que Porto e Benfica gozavam de outras regalias que jamais ele próprio dispôs, e garantiu inclusive que Sá Pinto lhe era persona non grata, deixando no ar a ideia de que o antigo capitão leonino sempre esteve empenhado em criar condições para que PB abandonasse.

Antes do derby, a dúvida pairava entre muitos golos, ou muitos muitos golos, quiçá até mais do que 7, de forma a atirar para trás das costas o inesquecível trauma de Dezembro de 1986 que persiste na memória de todos.

Enganou-se a imprensa, os adeptos vermelhos, e Jorge Jesus, o mestre da táctica, que entrou de peito feito, e saiu sem grande alarido, gritando a vivos pulmões que o adversário se estava a despedir do título, mas que até tinha conseguido um bom resultado, dado o estado do relvado, e a classificação geral (!?!?).

No que nos diz respeito, Carvalhal começou a demonstrar porque foi escolhido para o comando técnico. Prometeu garra e empenho, uma EQUIPA, 11 leões. E cumpriu. Não deve estar a ser fácil reencorajar um plantel dizimado moralmente por tudo o que disse nas ultimas semanas, mas a equipa parecia outra, e já é notório que com poucas mas acertadas mudanças, o futebol é outro.

Continuam a faltar laterais capazes de oferecer fluidez ofensiva ao sistema (que poderão, noutros jogos mais acessíveis virem a ser Veloso e Pereirinha), Adrien não tem naturalmente ritmo de jogo para um derby onde teve pela frente Aimar e Ramires, e faltam rotinas ofensivas, que aparecerão com o tempo. Polga parece estar de volta, e Izmailov não tardará. Com vitórias e golos, teremos tudo para recuperar na tabela classificativa e quem sabe lutar por um lugar cimeiro. Ainda há a Taça de Portugal, a da Liga e porque não ser ousado e dizer que podemos chegar longe na Liga Europa?

Um último reparo para a integração de Rabiu Ibrahim no plantel sénior. Apenas vi o jogador em acção no Mundial de sub-17 (onde esteve em particular destaque, jogando e fazendo jogar a selecção campeã do Mundo) e há umas semanas no Mundial sub-20 (onde não foi habitualmente 1ªopção mas marcou na única vez que jogou como titular). O jogador parece ter muito potencial, é muito experiente, pois sempre jogou com frequência em escalões acima da sua idade, e é uma alternativa a Matias, que não existe no plantel. Só não se percebe porque demorou tanto esta oportunidade para vingar!



3 comentários:

Cunha disse...

Os primeiros 5 minutos do derby fizeram-me sonhar! A garra que o Sporting mostrou, a vontade com que os jogadores estavam para mostrar futebol aos adeptos, a força...Nesses minutos pensei que o feitiço se ia virar contra o feiticeiro e ia aparecer um GRANDE SPORTING que ia golear o clube rival. O Benfica foi anulado completamente.
Depois o jogo foi dividido, muitos ataques mas poucas oportunidades de golo que se traduzem na ansiedade das duas formações, o Sporting para mostrar alguma coisa e o Benfica, muito provavelmente pela euforia criada durante a semana, ficou reticente e preocupado com a disposição dos jogadores do Sporting no terreno. No meu ponto de vista o Sporting merecia a vitória. Parece-me que o ego de JJ deve estar a bater no fundo. Só pode ser um treinador bastante frustrado para dizer o que diz.
Carlos Carvalhal já mostrou que sabe trabalhar os jogadores e que sabe falar à imprensa. Entrou no Sporting sem receios e, sinceramente, espero bastante dele.
Como eu disse num comentário à algum tempo atrás, o Sporting ainda vai praticar nuito bom futebol este ano.

Esforço, Dedicação, Devoção e Glória!

Até morrer, Sporting!

RFM disse...

Gostei muito da atitude da equipa do SPORTING.
Vamos ver se no futuro eles se vão bater como o fizeram nesta jornada contra o SLB.Destaco os melhores em campo, Adrien, Rui P., Moutinho sendo o pior o Vuckevic.

Anónimo disse...

Amigo apenas tenho que fazer um reparo na situação do Rabiu Ibrahim porque se o tens aconpanhado facilmente percebes que é um jogador que na última epoca, com todo o seu potencial que é discutivel, nao foi titular nos juniores do Sporting.

Não basta saber dar uns bons toques na bola...